Páginas

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Dia do batom! A história.

Oláaaaa minhas lindezas, tudo bem com vocês?
Hoje é dia do batom, você sabia? Pois é essa data é comemorada lá nos Estados Unidos. Mas como sou a louca do batom, achei super válido fazer um post em homenagem ao produto de maquiagem mais queridinho das mulheres.
E pra comemorarmos essa data aqui no blog, achei interessante contar para vocês sobre a história do batom, pois usamos há muitos anos e me veio essa curiosidade de saber quem inventou de passar cores nos lábios. Então vem comigo saber de onde vem!

E quem foi que começou com isso? 
Possivelmente as mulheres da Antiga Mesopotâmia foram as primeiras mulheres a usarem batom e também a inventá-lo. Usavam minérios pulverizado e diziam usar para decorar os lábios. Já no Egito Antigo as mulheres tinham o costume de usarem pedras semi-preciosas em torno dos olhos e dos lábios. Nefertiti que era a rainha egípcia, já pintava os lábios, há mil anos antes da era de Júlio César.

Produtos naturais eram usados.
Na antiguidade eram utilizados produtos naturais, por exemplo, na Grécia era usado “polderos” uma raiz vermelha misturada com cera de mel. As mulheres do Egito usavam uma tinta bastante rara chamada de “púrpura de Tyr”. Também eram usados pigmentos vermelhos extraídos de algas, e batons com efeitos brilhantes foram inicialmente feitos usando a substância encontrada em escamas de peixe.
E a popularidade aonde começou?
Nada menos do que nossa queria e linda Inglaterra, foi lá que começou a popularidade em colorir os lábios isso no século 16. Durante o reinado da rainha Elizabeth ter os lábios vermelhos brilhantes e um rosto branco e austero tornou-se moda. E nessa época, o batom era feito a partir de uma mistura de cera de abelha e extratos vermelhos de plantas.
 
O Primeiro batom comercializado
Foi um perfumista francês que criou o primeiro batom, e colocou o nome de “baton serviteur” (bastão servidor), era feito de uma massa de talco, óleo de amêndoas, essências de bergamota e limão, e era de cor vermelha. Vendido numa embalagem de papel de seda. Num ápice esta invenção conquistou as atrizes e prostitutas do mundo inteiro. E talvez devido a isso, só depois da Primeira Guerra Mundial é que as donas de casa perderam o preconceito e começaram a aderir à moda do batom vermelho.
 

Formato dos batons
Os batons também passaram por processo de modernização, se transformando ano a ano. Por volta do ano de 1915, apareceu nos Estados Unidos um derivado do “baton serviteur” um colorante labial em forma de um pequeno tubo metálico que foi inventado por Maurice Levy. As mulheres tinham de deslizar uma alavanca pequena na parte lateral do tubo com a ponta dos seus dedos para deslocar o batom para cima para o topo da embalagem. A sua aceitação na América do Norte foi quase instantânea. Em 1921 a revista Vogue publicou esse “tubinho” como um acessório de elegância que todas as mulheres de classe deveriam possuir. Em 1923, o primeiro tubo giratório foi patenteado por James Bruce Mason Jr.

A forma sólida do batom
Teve início na década de 1930. Mesmo assim a receita básica não sofreu muitas mudanças. Ela é, até hoje, uma dispersão de cores em uma base gordurosa, permitindo assim a fácil aplicação de uma camada uniforme e que cubra perfeitamente os lábios.
Hoje em dia
Atualmente com todas as inovações, o batom passou a ser item indispensável na bolsa das mulheres, além dele dar o ponto chave das maquiagens, cor aos lábios e destaque, ele também tem fórmulas inovadoras que hidratam e protegem.

Temos os batons mates, líquidos, em gloss, os que apenas hidratam, cores magníficas e efeitos que nos deixam cada dia mais abusadas neste item. E um viva pra quem teve essa ideia e nos deixou ainda mais femininas com esse “tubinho”. Feliz dia do batom!




 
Espero que vocês tenham gostado desse tipo de post, comentem aqui em baixo o que acharam! Um graaaande beeeijo, até a proóoooxima e xau!


4 comentários:

  1. Adoreii,muito bom ficar bem informada sobre isso..
    Parabéns é lindo seu blog

    ResponderExcluir
  2. Ai que bom que gostou! É legal saber da onde veio coisas que gostamos né?
    Obrigada linda, volte sempre ♥

    ResponderExcluir
  3. Amei o post e o seu bolg!!! Parabenss!!!

    ResponderExcluir